29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Museu do Café recebeu 1679 visitantes em março

O Museu do Café de Botucatu (SP), que funciona na Fazenda Lageado, recebeu em março com 1.679 visitantes. Esse número somado ao acumulado do ano de 2018 atinge a marca de 5.464 visitantes. Já o total de visitantes no período de janeiro de 2006 a março de 2018 chega a marca de 241.588.

Quem visita Botucatu ou mesmo alunos costumam visitar o espaço, que conta a história do café e demais fatos ligados a ele e à cidade.

Entre as atividades em andamento no museu está a exposição de telas da artista Maria Isabel Archangelo. Ela foi prorrogada devendo permanecer no Museu por mais alguns dias. Em seguida o Museu já está preparando uma nova mostra, trazendo pela primeira vez, para Botucatu uma artista que vem alcançando grande repercussão com seu trabalho.

Documentos históricos

Recentemente, durante organização de acervo da reserva técnica do Museu foi localizado um exemplar da constituição de 1937. A obra contém em seu corpo sinopse, anotações e repertório e estava registrada na Biblioteca da “Estação Experimental Central de Café” sob número 21, com data de 18 de maio de 1939.

De acordo com o Wikipédia, a “Constituição Brasileira de 1937 foi outorgada pelo presidente Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, mesmo dia em que implanta a ditadura do Estado Novo, é a quarta Constituição do Brasil e a terceira da república de conteúdo pretensamente democrático. Será, no entanto, uma carta política eminentemente outorgada mantenedora das condições de poder do presidente Getúlio Vargas. A Constituição de 1937, que recebeu apelido de “Polaca” por ter sido inspirada no modelo semifascista polonês, era extremamente autoritária e concedia ao governo poderes praticamente ilimitados. Foi redigida pelo jurista Francisco Campos, ministro da Justiça do novo regime, e obteve a aprovação prévia de Vargas e do ministro da Guerra, general Eurico Gaspar Dutra. A Constituição de 1937 foi a primeira republicana autoritária que o Brasil teve, atendendo a interesses de grupos políticos desejosos de um governo forte que beneficiasse os dominantes e mais alguns, que consolidasse o domínio daqueles que se punham ao lado de Vargas. A principal característica dessa constituição era a enorme concentração de poderes nas mãos do chefe do Executivo. Seu conteúdo era fortemente centralizador, ficando a cargo do presidente da República a nomeação das autoridades estaduais, os interventores. A esses, por sua vez, cabia nomear as autoridades municipais”. O raro exemplar já pode ser apreciado juntamente com outras obras expostas no Museu do Café.

O museu tem apoio do Agência14News que é parceiro na divulgação de suas atividades.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(do Agência14News com Museu)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes