19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Inscrições abertas para cursos gratuitos em Pq. Nacional, no Rio

Estão abertas, até o próximo dia 30 de junho, inscrições para dois cursos que ocorrerão no Parque Nacional das Serras dos Órgãos, na cidade de Teresópolis (RJ). Ambos estão vinculados ao programa “ConsCiência-Cidadã”, fruto da parceria entre o Departamento de Educação do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus Botucatu, e o Instituto Itapoty, da cidade de Itatinga.

O programa, de estímulo ao voluntariado, busca promover intervenções educativas e pesquisas científicas para a formação de pessoas em ecoturismo, manejo de fauna, manutenção de trilhas, restauração ecológica e condicionamento físico (ecotreino). Conta com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico), da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação à Biodiversidade).

Um dos cursos é o de “Inventários de Animais Silvestres, aplicados à Ciência Cidadã e ao Ecoturismo de Base Comunitária”, marcado para o período de 16 a 20 de julho. Ele aborda a utilização de populações silvestres de aves e mamíferos para monitoramentos, resgate, licenciamento ambiental, estimativas de biodiversidade, estudos de autoecologia e conservação.

O segundo curso, intitulado “Treinamento físico para saúde, para o desenvolvimento ambiental e para ciência cidadã”, acontece de 23 a 27 de julho. O objetivo é iniciar, testar e aprimorar um programa de voluntariado no modelo cidadão-cientista, através da prática de atividades físicas que possam promover benefícios ambientais de interesse do parque e de estímulo ao próprio voluntário.

Cada curso será composto de duas etapas: uma teórico-prática e outra de intervenções práticas (ambas de 40 horas). Como resultado, espera-se formar cidadãos-cientistas aptos a auxiliar em demandas práticas dos parques. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Fundibio.

Aos participantes, ainda serão ofertadas alimentação e alojamento nas dependências do Parque Nacional das Serras dos Órgãos, na etapa teórico-prática. Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail: programaconscienciacidada@gmail.com.
 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes