25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

HCFMB lança guia de padronização do uso seguro de medicamentos

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) lançou na última semana a terceira edição do Guia Farmacoterapêutico, uma ferramenta de informação e gestão que tem como principal objetivo a padronização do uso seguro de medicamentos, e engloba integralmente a assistência ao paciente e às equipes de saúde do HCFMB.

A publicação deste guia tem o intuito de orientar toda a equipe multiprofissional de saúde, especialmente os médicos, em relação aos medicamentos disponíveis, além de padronizar as condutas e incentivar o uso seguro e racional de fármacos no Complexo Autárquico HCFMB.

O material foi elaborado pela coordenadora da Seção Técnica de Farmácia do HCFMB, Dra. Daniela Ponce e pelos farmacêuticos da área Adriano dos Santos e Lucilena Bardella Stelzer; com apoio da Superintendência, da Diretoria de Assistência do HCFMB e do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA). Os membros e consultores da Comissão de Farmácia e Terapêutica e toda a equipe de farmacêuticos do Hospital também colaboraram com a inclusão, organização e revisão do guia.

O superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi afirmou que a terceira edição do Guia Farmacoterapêutico é motivo de orgulho e prova que o tempo só aprimora os conhecimentos de todos os servidores do HC. “O lançamento deste guia, atualizado e bem mais completo que as edições anteriores, é a consolidação de um trabalho de dedicação e comprometimento destes profissionais que se envolvem não só com a assistência, mas também com ensino e pesquisa. Parabéns a todos os envolvidos”, disse.

A diretoria de assistência do HCFMB, Dra. Erika Ortolan parabenizou toda a equipe pela elaboração do guia. “A terceira edição do Guia Farmacoterapêutico do HC vem para contribuir com o cumprimento de todos os objetivos fundamentais e imprescindíveis para a assistência à saúde, através de informações claras e precisas de todos os segmentos ligados diretamente à assistência. É o reflexo da aproximação crescente que a Farmácia vem realizando nos últimos anos”, afirmou.

Os farmacêuticos do HCFMB Adriano dos Santos e Lucilena Bardella Stelzer apresentaram brevemente os assuntos abordados pelo guia. Além da padronização de medicamentos, o material trata de temas como a atenção farmacêutica ao paciente, a utilização esporádica de medicamentos não padronizados no HC e a Política Nacional de Medicamentos, para que o leitor tenha uma visão ampla da prática da Assistência Farmacêutica no HCFMB.

A coordenadora da Seção Técnica de Farmácia do HCFMB, Dra. Daniela Ponce, explicou a rotina diária da Seção e seus objetivos principais. “Prestar assistência farmacêutica de qualidade aos nossos pacientes e promover o uso seguro e racional de medicamentos em todo o Hospital é o foco principal do nosso trabalho”, explicou.

Durante o evento, o superintendente do HCFMB anunciou a saída da Dra. Daniela Ponce da coordenação da Seção Técnica de Farmácia, após 10 anos à frente da área. “Agradeço à Dra. Daniela por todo o comprometimento e dedicação ao núcleo ao longo desses anos de trabalho intenso de coordenação, tornando a assistência cada vez melhor”, disse.

A partir do dia 01 de abril, a médica da UTI e do Time de Resposta Rápida, Dra. Nataly Sacco, assume a coordenação da Seção Técnica de Farmácia do HCFMB.

Para acessar a terceira edição do Guia Farmacoterapêutico do HCFMB, clique aqui.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes