24 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Especialista indica como conquistar a primeira oportunidade no mundo do trabalho

Conseguir o primeiro emprego não costuma ser uma tarefa simples, principalmente quando boa parte das empresas pede que o candidato tenha experiência profissional. Apesar da exigência, Flávia Galhardo Kasburgo, docente da área de gestão e negócios do Senac Botucatu, explica que isso não deve ser um impedimento para se candidatar a uma vaga. “O que mais importa, na verdade, é se a pessoa tem ou não as habilidades necessárias para realizar as tarefas que o cargo pede”.

Segundo a docente, o candidato pode, tanto no currículo quanto na entrevista de emprego, explorar o porquê ele é o ideal para a vaga, citando algum trabalho escolar que tenha feito e executou algo parecido com o que a oportunidade exige. “Pode ser uma ação voluntária ou até mesmo um projeto de conclusão de curso. Ambos são ótimas referências, pois revelam ideias incríveis de negócios desenvolvidos em sala de aula e que podem ser aplicados no futuro pelas empresas”.

Outra dica da especialista é procurar por vagas em empresas que tenham o seu perfil, sem se importar, neste momento, com o cargo ou o valor do salário. “Muitas vezes, a primeira oportunidade surge na forma de um estágio e, depois, vira um emprego efetivo porque o profissional se empenhou. Ou seja, se preocupou não só em executar bem sua função, como compartilhou dos mesmos valores da companhia e soube lidar com seus colegas de trabalho”.

 Flávia também ressalta que conhecimento nunca é demais e, em uma entrevista de emprego, ele tem muito valor. Por isso, além de colocar os cursos no currículo, é importante compreender qual foi a contribuição de cada um para torná-lo um profissional mais completo. “Explanar sobre isso em uma entrevista de emprego costuma agradar os recrutadores”, afirma.

Novo desafio

Com o emprego conquistado, surge um novo desafio pela frente: mantê-lo. Para não ter preocupações após o período de experiência, Flávia reforça que o profissional precisa se aperfeiçoar sempre, demonstrar paixão pelo que faz e ser respeitoso com seus superiores, colegas de trabalho e clientes.

Confira as quatro principais dicas da docente do Senac para uma boa convivência no ambiente de trabalho, que podem ajudar a manter o emprego:

1.    Faça o que puder para ter um bom relacionamento com seu supervisor. Este é o quesito mais importante para manter o emprego. Não precisa ser o melhor amigo dele, mas deve ter uma relação amigável e respeitosa.
2.    Mantenha uma atitude positiva. Nem tudo será perfeito no ambiente de trabalho, por isso, encontre uma maneira de dar mais atenção às coisas positivas do que às negativas e evite reclamações.
3.    Saber trabalhar em equipe é uma obrigação. O profissional precisa ser capaz de se comunicar bem, conviver respeitosamente com os colegas e saber trabalhar em equipe.
4.    Trate seus clientes com respeito, principalmente se o seu trabalho envolve lidar diretamente com eles. Certifique-se de manter a calma e ajude sempre que possível.

Serviço
Senac Botucatu
Endereço: Rua Dr. Rafael Sampaio, 85, Boa Vista – Botucatu/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/botucatu

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes