28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Coordenadoras do Centro de Saúde Escola tomam posse para os próximos quatro anos

No dia 14 de agosto foi realizada a solenidade de posse das coordenadoras do Centro de Saúde Escola (CSE), unidade auxiliar da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp). As professoras Eliana G. Cyrino e Cátia Regina Branco da Fonseca assumem a coordenação e vice-coordenação da unidade, respectivamente. O mandato será entre 20 julho de 2019 e 19 julho de 2023. Participaram da cerimônia o Superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, Dr. André Balbi, e o Diretor-Presidente da Famesp, Dr. Antonio Rugolo Jr.

A Vice-Coordenadora cessante, professora Elen Rose Lodeiro Castanheira, iniciou seu discurso agradecendo toda equipe do Centro de Saúde Escola. Para ela, a unidade “desenvolve ações de elevada complexidade na atenção primária” e a parceria existente com o poder público é fundamental para manutenção dos serviços. “A gente tem uma capacidade de receber os alunos e temos um compromisso diferenciado nesse acolhimento e nas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, salientou a docente.

O presidente da Câmara Municipal de Botucatu, vereador Ednei Lázaro da Costa Carreira, participou da solenidade de posse e elogiou a estrutura do CSE no acolhimento à comunidade. “Isso demonstra o compromisso que o corpo docente tem no atendimento à nossa população”. O legislador se colocou à disposição para auxiliar nas demandas que dependerem de ajuda do poder público.

A Vice-Supervisora eleita, professora Cátia Regina Branco da Fonseca, iniciou seu discurso dizendo que esse momento de gestão à frente do CSE “será um aprendizado muito grande”. Ela relembrou que, em 1999, no início de sua carreira como pediatra, a unidade foi palco de suas atividades profissionais. “Me coloco à disposição, agradeço muito o convite pra compor com você (professora Eliana Goldfarb Cyrino) esses quatro anos. Tenho uma grande alegria de entrar numa gestão de direção da FMB muito comprometida com tudo”, pontuou.

A Supervisora do CSE, professora Eliana Goldfarb Cyrino, iniciou seu discurso lembrando que foi reconduzida ao cargo em função do apoio que tem recebido nos últimos anos. “Assumir mais quatro anos de uma chefia, nesse momento de crise, de tanta fragilidade, de tanta insegurança em nosso país é muito desafiador; nos dá falta de ar, ansiedade, medo, mas, com certeza, nos fará mais criativos, mais propositores de mudanças frente as necessidades de avançarmos cada vez mais na qualidade do cuidado oferecido à população de Botucatu”, pontuou.

Para a Vice-Diretora da FMB, professora Jacqueline Costa T. Caramori, participar da solenidade de posse das coordenadoras do CSE foi “uma oportunidade única de recuperar um pedaço da minha história”, uma vez que em 1991 ela trabalhou como médica do serviço. “Pra mim, usar a palavra em momentos como este tem que carregar um significado. E o significado que eu quero dar é de me comprometer de estar junto com vocês nessa passagem difícil pela qual estamos acordando todos os dias”, disse a dirigente. 

“Nesses tempos tão difíceis, de crise, em que a gente se sente muito só, desamparado, há o sentimento de gratidão pelas pessoas que se dispõe a gestão, que se dispõe em representar a comunidade, em dividir a gestão da Faculdade com a gente”, disse a Diretora da FMB, professora Maria Cristina Pereira Lima (Kika). A dirigente relembrou que “o estágio de saúde pública (feito no CSE) foi o melhor mês da minha graduação, tanto que eu quase troquei”, disse ao se referir a opção que escolheu em sua trajetória profissional como psiquiatra. Professora Kika desejou sorte à nova coordenação da Unidade se colocando à disposição com a resolução de futuras demandas.

Sobre o CSE – O  Centro de  Saúde Escola conta com duas unidades, uma na Vila dos Lavradores e uma na Vila Ferroviária e é parte do Sistema Único de  Saúde (SUS) de Botucatu, respondendo por aproximadamente 30% da atenção básica do município em diversas modalidades de atendimento: consultas individuais, grupos terapêuticos, atividades de educação em saúde, busca ativa, vigilância em  saúde, visitas domiciliares, atividades em sala de espera, aconselhamento, coleta de exames, vacinação, pequenos procedimentos cirúrgicos, procedimentos odontológicos, entre outros.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes