29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatuenses do grupo de risco têm até o dia 15 de junho para tomar a vacina contra a gripe

O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe até o próximo dia 15 de junho. A decisão levou em consideração a paralisação dos caminhoneiros em todo o País. O objetivo da prorrogação é atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de imunizar 90% da população de risco.

Em Botucatu, 63% do grupo alvo foi imunizado contra a gripe. As puérperas foram as únicas que superaram a meta definida pelo Ministério da Saúde, mas o grupo das crianças continua com baixa adesão, já que apenas 32% foram vacinadas.

“Continuamos pedindo que os pais levem os filhos aos postos de saúde para tomar a dose da vacina. Estamos em um período frio do ano, que favorece a transmissão do vírus da gripe e a evolução de doenças respiratórias, como a pneumonia. A dose é segura e deve ser tomada pelas pessoas do grupo de risco”, salienta André Spadaro, Secretário de Saúde.

Fazem parte da população alvo da Campanha: gestantes, mulheres no período pós-parto (até 45 dias após o parto), idosos com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos 11meses e 29 dias), trabalhador da saúde, professores públicos e privados, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativas e população privada de liberdade e funcionários do Sistema Prisional, além de pessoas portadoras de doenças crônicas.

A dose da vacina que está sendo aplicada neste ano protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul em 2017, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2. Vale ressaltar que a vacina não é recomendável apenas para quem tem alergia à proteína do ovo (usada na fabricação da vacina) ou para as pessoas que tiveram reações adversas graves em doses anteriores desta.

Após o dia 18 de junho, caso o Município não tenha atingido a meta de vacinação, a Campanha ganhará dois novos grupos prioritários: crianças de 5 a 9 anos e adultos entre 50 e 59 anos.

As vacinas estão disponíveis em qualquer unidade de saúde do Município, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Mais informações
Secretaria Municipal da Saúde
Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores
Telefone: 3811-1100

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes