28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu decreta luto oficial no Município pela morte de Braz de Assis Nogueira

O Prefeito Mário Pardini decretou luto oficial no Município de Botucatu por 3 dias, na manhã desta segunda-feira (04), em decorrência da morte do ex-deputado Braz de Assis Nogueira. 

Nascido em Botucatu no dia 29 de março de 1928, Braz foi vereador na Cidade entre os anos de 1955 e 1959. Depois, se elegeu como deputado federal por São Paulo, quando atuou por dois mandatos, tendo importante participação na chegada da Unesp a Botucatu.

Casado com Maria Rosa Peduti Nogueira, com quem teve as filhas Izolina do Carmo e Luiza Beatriz, Braz de Assis Nogueira teve grande representatividade na Igreja Presbiteriana Independente no Brasil, instituição em que foi presbítero.

O ex-deputado faleceu no último sábado (02), aos 90 anos, deixando também quatro netos e 11 bisnetos. Suas cinzas serão trazidas para o Cemitério Portal das Cruzes em data a ser comunicada pela família.

Braz de Assis Nogueira
29/03/1928 –  + 02/06/2018

Nasceu em Botucatu em 29 de março de 1928 Braz de Assis Nogueira e faleceu em São Paulo 2 de junho de 2018.

Era filho de Agenor Nogueira e Izolina Paes Nogueira, desbravadores e pioneiros da Igreja Presbiteriana Independente no Brasil, onde Agenor era presbítero e Braz cursou suas primeiras letras naquela escola dominical.   

Casou-se com Maria Rosa Peduti Nogueira, a Dona Rosita, sua eterna paixão e Companheira por 70 anos de vida, com quem teve suas duas filhas Izolina do Carmo (“Neneca”) e Luiza Beatriz (“Titiza”). 

Suas filhas lhe deram 4 netos, sendo Ana Beatriz (“Bia”) e  Antonio Luiz (“Tom”), filhos de Neneca; e Octavio e Renata filhos de Titiza. Esses netos, por sua vez, ainda aumentaram a prole com mais 11 bisnetos. 

Começou a trabalhar muito cedo, sendo um dos pioneiros do que hoje chamamos de Agronegócio, inicialmente no café (onde desbravou o Oeste do Paraná), depois na sua paixão pela pecuária de corte,  passando pela abertura de várias fazendas, nos estados do Pará, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.  Sempre falava com orgulho do milagre brasileiro o Nelore junto com a Braquiária. “ Isso vai alimentar o mundo!”.  Cursou a Fundação Getúlio Vargas, onde graduou-se em administração de empresas. 

Além da família, Braz foi um homem muito culto e politizado, e desde cedo preocupava-se com os menos aventurados, praticando a inclusão social como hábito e tendo como foco a educação, onde com o slogan “ Educar para crescer, para educar”, elegeu-se deputado federal pelo estado de São Paulo, por duas legislaturas (1967-1971 e 1971 – 1975), e gostava de presentear os filhos recém nascidos dos seus amigos com dois livros, a Bíblia e a Constituição Brasileira. 

Ainda com o tema educação e politica foi o responsável pela implementação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia em Botucatu, quando como liderou a doação da Fazenda Lajeado para instalação do campus em Botucatu. 

Manteve esta preocupação com a educação e o próximo até seus últimos dias, insistindo em manter aberta uma escola primaria na fazenda por ele desbravada em Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul. 

Recebedor de grandes honrarias e títulos, manteve-se humilde, sempre lembrando sua origem, insistindo na formação ética e moral de seus descendentes, utilizando como método favorito a ilustração de simbologia pelas constantes histórias, causos e ditados, sempre com uma mensagem ao final. 

Um dos ditados que ele sempre repetia e que o descreve é a frase do escritor francês Paul Brulat: “Basta um minuto para fazer um herói; mas é necessário uma vida inteira para fazer um homem de bem”.
 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes