28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Alunos que tiveram contato com morcego ficarão em observação por 14 dias

Alunos terão que ser observados por 14 dias depois de terem contato com morcego morto que foi levado por uma professora a uma escola da rede particular em Botucatu durante esta semana. 

O Secretário da Saúde, André Spadaro disse ao Agência14News que apesar de baixo risco é necessário ter medida de cautela. “O morcego foi encontrado morto por uma professora e levado inadvertidamente para a sala de aula. Algumas crianças tocaram no animal, que depois foi jogado no lixo e não foi encontrado pela equipe da Vigilância para análise e pesquisa de vírus da raiva. Desse modo, os pais das crianças que tiveram contato com o morcego foram orientados a procurar o serviço de infectologia do HC (Hospital das Clínicas). Embora o risco seja muito baixo, em função da gravidade dos casos de raiva humana, foram orientados a receber profilaxia pós exposição com vacina e soro antirrábico, com acompanhamento nos próximos 14 dias”, informou o secretário. 

O colégio informou ao G1 que a professora foi afastada e o caso será tratado pelo conselho escolar. 

O caso foi descoberto depois que um aluno comentou o fato com os pais. 

O fato teria ocorrido na terça-feira e descoberto no dia seguinte. 

Cuidados: 

Em Botucatu, mais de 80% dos morcegos se alimentam de insetos ou frutas. Ainda assim, seres humanos e seus animais domésticos devem evitar contato com animais que podem morder caso se sintam ameaçados.  

Cães e gatos podem se infectar entrando em contato acidental com um morcego positivo. Por este motivo, manter os animais imunizados é de fundamental importância para que a doença não avance junto a animais e seres humanos.

A equipe da VAS orienta que ao encontrar um morcego caído a pessoa deve isolá-lo, colocando um balde ou caixa de papelão sobre o animal e imediatamente entrar em contato com a Vigilância Ambiental em Saúde pelo telefone 150 ou pelo plantão da Guarda Civil Municipal pelo telefone 199. Caso o morcego entre na residência, deve-se apagar as luzes, abrir as portas e janelas para que ele encontre a saída sozinho.

Em Botucatu o último caso de raiva em cães foi registrado em 1985.

A Secretaria Municipal da Saúde

Rua Major Matheus, nº7 – Vila dos Lavradores Telefone: (14) 3811-1100 / 150 (Vigilância Ambiental em Saúde).

 

(do Agência14News com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes